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Dia do Cliente: prepare sua estratégia para aproveitar o melhor da data!

No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente! Boa parte dos consumidores espera por esse dia para ir às compras, pois eles sabem que esse é um ótimo momento para encontrar boas oportunidades nas lojas.

No entanto, há o outro lado da moeda: como as empresas se preparam a ocasião? Com o planejamento correto e tendo conhecimento da importância significativa desse dia no mercado, temos aqui um prato cheio para oportunidades, fidelização e aumentos significativos de vendas alavancadas! Confira agora nossas dicas para o Dia do Cliente: prepare sua estratégia para aproveitar o melhor da data!

Origem do Dia do Cliente

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor são ocasiões diferentes, com caráter também diferentes. Enquanto o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, foi criado por conta da defesa dos direitos do consumidor, o Dia do Cliente surgiu com a proposta de ser uma data entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, com o intuito de criar vendas em uma época que não teria incentivo ao consumo.

Crescimento da data

O Dia do Cliente é uma data excelente para criar ações de marketing em todos os setores. Pesquisas indicam que as oportunidades para o mercado varejista são as mais agressivas. Segundo dados da Avertiser Community do Google, por exemplo, boa parte dos maiores varejistas do país tiveram um crescimento significativo quando comparamos as vendas do Dia do Cliente do ano de 2017 em relação ao ano de 2016. No entanto, em todas as frentes e setores existem muitas possibilidades de desenvolvimento de ações e estratégias que podem ser benéficas para as empresas.

Leia também: 5 dicas indispensáveis sobre tipos e estratégias de marketing para sua empresa!

Veja que a cada ano que passa, o volume de busca do termo “dia do cliente” no Google vem crescendo:

Isso deixa claro que as pessoas estão cientes da existência da data e demonstram interesse nos benefícios que a ocasião pode trazer para elas. Por isso, não deixe de colocar esse dia no radar de planejamento da sua empresa, afinal, temos aqui uma ótima oportunidade entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, em um período que até então não teríamos tanto impulso como temos tido nos últimos 3 anos, pelo menos.

Ações para o Dia do Cliente

Mas agora que você já sabe o porquê dessa data existir e que sim, ela tem bastante relevância nos negócios, é hora de se perguntar: o que eu posso elaborar para o Dia do Cliente na minha empresa?

O planejamento para essa data vai de acordo com cada empresa, cada perfil de cliente e da estratégia de marketing estabelecida. Separamos algumas sugestões de ações que você pode fazer no próximo dia 15 de setembro. Veja qual delas melhor se encaixa na sua empresa!

1. Brindes

Oferecer brindes para os seus clientes é uma estratégia com muitos benefícios! O primeiro deles é a visibilidade que isso traz à sua marca tendo em conta o baixo custo de produção. Pense na criação de um produto que tenha o logo da sua empresa. Assim, a cada cliente que receber o brinde e usá-lo, a visibilidade da sua marca aumentará sem que você gaste muito a mais por isso – o único custo será a produção do brinde, que, quando feita em grande escala, acaba saindo mais em conta também.

Além disso, o recebimento de um brinde pode ser um incentivo a mais na hora da compra. Uma pessoa pode estar interessada em um determinado produto da sua loja. No momento de decisão da compra, inconscientemente, ela leva em consideração o benefício do brinde. Talvez ela sequer fosse concluir a compra, mas vê vantagem em ganhar o brinde, então opta por comprar. Conclusão? Aposte em promoções de compre e ganhe!

2. Promoções

Quantas vezes você comprou alguma coisa ou contratou um serviço que você não precisava com urgência, pelo menos não naquele momento, mas teve a decisão de fechar naquela hora por conta de uma promoção?

Quando falamos de neuromarketing, as promoções são parte essencial na decisão de compra. Existem muitos estudos que comprovam que no nosso cérebro existe um comportamento chamado loss aversion, ou seja, aversão a perda. É essencial que as empresas cheguem exatamente nesse ponto durante o processo de compra. É esse fator que faz com que os cartões de crédito funcionem tão bem (afinal, no débito, essa sensação de perda se torna mais forte), assim como as promoções, que soam vantajosas e, por isso, fazem com que as pessoas optem por comprar.

Agora que você já entendeu a importância e a mecânica da promoção no nosso cérebro, é hora de pensar nas opções de promoção que podem ser atrativas para os seus clientes! Um bom começo é ver o histórico de promoções anteriores e quais deram mais certo. Essa amostragem mostra quais tipos de promoção mais atraem o seu público. Algumas das possibilidades possíveis são:

– Frete grátis: dependendo da localidade dos seus clientes e do tipo de produto que você vende, o custo do frete pode acabar saindo um pouco alto quando comparado com o carrinho de compras. Por isso, uma boa ideia para o Dia do Cliente é desenhar um planejamento com suas transportadoras para que o frete saia de graça para os seus clientes sem que sua empresa saia no prejuízo.

– Ganhe % OFF ou Ganhe R$ OFF: o tipo mais comum de promoção é abater uma parte do valor do produto. Algumas pessoas preferem receber esse desconto em porcentagem enquanto outras pessoas têm a sensação de levar vantagem na compra quando o desconto é nominal. Vale a pena estudar a preferência dos seus consumidores!

– Compre e concorra: essa é uma opção parecida com o Compre e Ganhe, mas nesse caso, ao invés de ganhar um brinde, o cliente passa a concorrer a um prêmio maior.

– Desconto progressivo: essa é uma boa para empresas que ofereçam produtos e serviços que não tenham valores tão altos. Quanto mais o cliente leva, maior o desconto que ele ganha!

– Compre e leve junto, ganhe desconto: essa é uma promoção bastante válida na hora de fazer com que o cliente considere colocar mais produtos no carrinho. Quando ele opta pelo segundo, acaba pagando mais barato do que ele pagaria normalmente.

3. Presentes

A ação de presentear é, sem sombra de dúvidas, um dos passos mais importantes na hora de criar uma ação de relacionamento empresa x cliente. Uma boa ideia é escolher os dez ou vinte melhores clientes e mandar um gift com um cartão escrito a mão – detalhes que fazem toda a diferença! Isso faz com que o cliente se sinta único e estreite a sensação de relacionamento próximo com a sua empresa.

Mandar gifts para clientes que estão desengajados há um tempo também é uma opção a ser considerada, já que essa é uma forma de resgatar esse cliente e fazer com que ele volte a comprar.

Leia também sobre a importância dos presentes corporativos para a sua empresa!

Já sabe como celebrar o dia 15 de setembro com os seus clientes? Lembre-se de contar com nosso time corporativo! Estamos prontos para te ajudar a desenvolver a sua ideia e atender a sua demanda. Solicite o seu orçamento!

Equipe Comercial – Telefone: (11) 3467-0467

E-mail: comercial@foundit.com.br

Agora que você já conferiu nossas dicas para o Dia do Cliente, é hora de preparar sua estratégia para aproveitar o melhor da data!

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