DICAS E CURIOSIDADES NOVIDADES

Tipos de faca: você sabe qual a ideal para cada corte?

Para quem não é tão acostumado a se aventurar na cozinha, um ou dois tipos de faca são suficientes para suprir as necessidades na hora de preparar uma refeição. Mas pra quem entende do assunto, o mundo dos cortes é um universo a parte a ser explorado! Hoje vamos falar sobre tipos de faca: você sabe qual a ideal para cada corte? Se a resposta for não, continue a leitura e descubra a seguir!

Faca do chefe

Essa é a opção certa para quem deseja comprar apenas uma faca que atenda à diversas necessidades. Com ela, é possível comprar frutas, carnes e legumes. Tem a ponta um pouco curvada e mede entre 15 e 30 cm, em média. Essa faca é coringa e a queridinha entre muitos profissionais! Uma chef’s knife não pode faltar na sua cozinha!

Leia também: Produtos Le Creuset para uma cozinha equipada e charmosa!

Cutelo

Essa é a faca perfeita para cortes de carnes mais rígidas. Você dificilmente verá um açougueiro sem uma faca dessas em mãos, pois ela é a ideal para cortar carnes congeladas e até mesmo ossos. Seu material é bastante resistente e costuma ser pesado, por isso ela tem um furo na ponta: por ser grande e pesada, recomenda-se que seja guardada pendurada por ganchos.

Faca Santoku

A tradução de “santoku” para o português seria algo parecido com “três usos”. No Japão, essa é a faca que equivale à nossa faca do chefe, que comentamos no início desse texto. Por lá, ela é usada para picar, cortar em cubos e fatiar – multiuso, não é mesmo?

O fio dela é bastante liso e a lâmina é curta e larga, o que a torna perfeita para cortes bem fininhos!

Serrilhada

Existem dois tipos de facas serrilhadas: as maiores são ideais para alimentos com cascas e que sejam macios por dentro enquanto a menor é útil para cortar frutas e legumes.

Com a maior, alimentos como pães, tomates e nectarinas, sem amassá-los. Já a menor é ideal para cortar frutas e legumes nos quais uma lâmina lisa não entre com tanta facilidade.

Ela é indispensável em padarias e confeitarias e requer bastante cuidado no manuseio por conta dos “dentes” da lâmina.

Para legumes

Assim como a faca do chefe, essa é uma faca que tem muitos usos, no entanto, o tamanho é bem menor. Ela é perfeita para ser usada em legumes, principalmente na hora de descascá-los. Para quem precisa de precisão, como na hora de limpar um camarão, ela também é uma boa opção!

Para desossar

Quem nunca teve um tremendo trabalho na hora de desossar uma peça e sequer sabia por onde começar ou a forma mais fácil de fazer? Saiba que existe uma faca específica para isso e que é uma verdadeira mão na roda!

A faca para desossar é perfeita para separa os ossos da carne, assim como cortar frangos e peixes, que podem ser mais delicados. Por ser curva, o movimento fica bem mais preciso com essa faca!

Facas para presente é no FOUND IT!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de faca e sabe qual a ideal para cada corte, garantimos que você se lembrou de alguém enquanto lia esse texto, não é mesmo? Então fique sabendo que nós temos uma super novidade para quem ama cozinhar!

As peças da Zakharov dão um verdadeiro show a parte! Itens de ótima qualidade, com as polegadas ideais para cada tipo de alimento, com cabo de madeira e vão em um estojo incrível!

Com certeza, essas são peças que vão dar um toque ainda mais especial à cozinha do seu presenteado! Acesse aqui para conferir no nosso site!

Você também vai gostar de ler: Harmonização de vinhos com carne: como fazer?

0 comentário em “Tipos de faca: você sabe qual a ideal para cada corte?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: