DESTAQUES DICAS E CURIOSIDADES DICAS PARA EMPRESAS

Outubro Rosa: entenda a importância de fazer ações de engajamento com seus colaboradores!

Outubro é marcado pelo Outubro Rosa, uma ação mundial de combate ao câncer de mama. As empresas têm papel fundamental em ações como essas, por isso hoje trouxemos um conteúdo especial para você entender a importância de fazer ações de engajamento com seus colaboradores!

Leia também: 6 dicas infalíveis para ter um relacionamento de sucesso com os seus clientes

Origem do Outubro Rosa

A campanha começou nos EUA e, com o tempo, foi ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Por lá, no mês de outubro, muitos estados faziam campanhas individualmente. Com a aprovação do Congresso Americano, esse se tornou o mês nacional da prevenção do câncer de mama.

Em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou a primeira Corrida pela Cura, em Nova York, e todos os participantes recebiam um laço para usarem durante o trajeto. A corrida ainda acontece todos os anos na cidade e o laço se tornou um símbolo de conscientização e incentivo.

Foi em 1997 que ações de prevenção e alerta contra o câncer de mama ganharam força nos Estados Unidos e o Outubro Rosa se fortaleceu de fato. Atualmente, a campanha tem proporções mundiais e, facilmente, encontramos os principais monumentos dos países iluminados de cor-de-rosa como símbolo de incentivo e alerta para a população. Aqui no Brasil, em 2002, tivemos o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, iluminado de rosa, que foi a primeira grande iluminação do nosso país!

A importância das Campanhas de Outubro Rosa

Além de conscientizar os colaboradores, que claro, é o objetivo, a campanha do Outubro Rosa tem bastante importância quando o assunto é imagem da empresa. Segundo uma pesquisa realizada pelo eCMetrics no ano de 2016, por exemplo, ficou constatado que as empresas patrocinadoras da campanha ganham relevância de branding junto ao público.

A mesma pesquisa mostrou ainda que quase 20% dos entrevistados não sabiam como fazer o autoexame e que 32% não sabiam que, ainda que raramente, homens também podem ter câncer de mama.

Os dados resultantes da campanha mostram o quão importante é divulgar informações relacionadas ao assunto, pois quanto mais pessoas estiverem informadas, mais cedo o câncer pode ser diagnosticado e tratado, o que aumenta consideravelmente as chances de cura!

O que fazer no Outubro Rosa

Entendendo mais sobre a importância das ações de prevenção, é hora de colocar a mão na massa: o que você pode fazer na sua empresa para ajudar a combater o câncer de mama?

1. Informativos

O foco principal das campanhas de Outubro Rosa é a conscientização. Para isso, distribuir informação é fundamental! Seja digitalmente, com e-mails internos, ou fisicamente, com banners espalhados pela empresa, é essencial explicar para os colaboradores como diagnosticar o câncer de mama e alertá-los que, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior a chance de curá-lo.

Nem todos sabem como fazer o autoexame ou nem todas as colaboradoras têm o costume de ir ao ginecologista anualmente, por exemplo. Por isso, é fundamental alertar a sua equipe sobre os riscos e cuidados necessários. Informe-os!

2. Coleta de lenços

Uma boa forma de unir a equipe em prol de quem precisa e mostrar a importância da prevenção é tornar a sua empresa um ponto de coleta de lenços que podem ser doados à instituições voltadas às vítimas do câncer de mama.

3. Roupas rosas

O mais comum em todas as empresas é o dia da roupa rosa. Nesse dia, toda a empresa é convidada a se vestir com uma peça de roupa cor-de-rosa, como uma extensão da iniciativa com os laços. Essa é uma forma de passar a mensagem e convidar todos a se engajarem!

4. Ação de relacionamento

Por fim, criar uma campanha com gifts para os colaboradores é uma ótima forma de conscientizá-los. Presentes, por si só, são ótimas ferramentas que funcionam como incentivo. Nesse caso, eles ganham uma importância ainda maior, pois mais do que nunca são vistos como gestos de preocupação por parte da empresa com os colaboradores. Macarons cor-de-rosa, canetas, broches… são muitas as opções de mimos para a sua equipe que, com uma tag explicando sobre a importância do exame, podem causar na sua equipe o impacto desejado sobre o câncer de mama!

Qual é a sua ideia? Nosso time corporativo está pronto para executá-la! Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e desenvolvermos uma ação de Outubro Rosa incrível para os seus clientes e colaboradores! Fale conosco por meio do telefone: (11) 3467-0467 ou pelo e-mail: comercial@foundit.com.br

Agora que você já entendeu a importância de fazer ações de engajamento com seus colaboradores, basta escolher qual ação será realizada e lembrar a todos o quão séria é essa doença. É importante estar sempre alerta! E se você gostou desse conteúdo, você também vai gostar de ler: 5 dicas infalíveis para você ter um bom ambiente de trabalho na sua empresa.

0 comentário em “Outubro Rosa: entenda a importância de fazer ações de engajamento com seus colaboradores!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: