DESTAQUES DICAS PARA EMPRESAS

O que a sua empresa vai fazer no Novembro Azul da sua empresa? Leia sobre a importância da data e das ações de prevenção!

O Novembro Azul é uma ação que acontece no mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. As empresas são agentes fundamentais em promoção de campanhas que visam a saúde e bem-estar de seus colaboradores. E você, já começou a preparar a ação de Novembro Azul da sua empresa? Então leia mais sobre a data e confira o conteúdo imperdível que preparamos pra você! 

Câncer de Próstata

Segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que cerca mais de 68 mil novos casos ocorreram somente no ano de 2018. 

A principal faixa etária das vítimas do câncer de próstata são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença com parentesco próximo, como pai, irmão ou filho e pacientes com obesidade. 

Muito além das questões profissionais, o trabalho precisa ser um ambiente de diálogo aberto e que trate de temas importantes e urgentes como esse. Muitas vezes, uma campanha de conscientização pode ajudar a prevenir e salvar a vida de colaboradores! Por isso, não deixe de participar das ações de Novembro Azul esse ano. 

Leia mais: 5 dicas infalíveis para você ter um bom ambiente de trabalho na sua empresa

Origem do Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com uma ação de dois amigos a partir do movimento Movember. A ideia era deixar o bigode crescer para causar interesse e chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O movimento se espalhou e no ano seguinte foi criada a Fundação Movember, que hoje está espalhada por todo o mundo, onde todo o dinheiro arrecadado é revertido em ações de prevenção e combate ao câncer de próstata. 

Aqui no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o primeiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no país através da campanha “Um Toque, Um Drible”, em 2008. O objetivo era usar a conotação com o futebol para era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.

No ano de 2012, o instituto passou a promover ações focadas na saúde do homem durante todo o mês de novembro. E foi assim que nasceu o Novembro Azul por aqui! Diversos monumentos e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul por todo o país, como o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, da mesma forma que acontece em outras datas de alerta, como o Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama, e o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. 

Sintomas do câncer

A importância de ações de prevenção e diagnóstico precoce é enorme, pois na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Nessa fase avançada os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Assim, tabus devem ser quebrados e os homens precisam ser encorajados a tomarem medidas preventivas e a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam ao menos um exame da próstata anual. 

Se você tiver algum desses sintomas, não tenha medo e procure um médico especializado para realização dos exames e diagnóstico correto! Quanto antes a doença for identificada e o tratamento tiver início, maior as chances de cura!

Prevenção do câncer

Por ser uma doença que não possui sintomas, a melhor forma de prevenção é com um check-up todos os anos. A desmistificação do exame de toque retal é fundamental, pois cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Além disso, uma boa alimentação aliada a práticas de exercícios físicos pode ajudar na prevenção da doença. Alimentos inflamatórios e que sobrecarregam o organismo, como as frituras, alimentos industrializados e embutidos, agravam o desenvolvimento de doenças, inclusive o câncer de próstata.

Inclua na alimentação uma dieta rica em vegetais escuros, frutas, sementes, oleaginosas e grãos. Em relação às atividades físicas, incluem pelo menos 30 minutos diários na rotina para manter a saúde do corpo e da mente. É importante frisar que as atividades físicas são essenciais não só para a prevenção, mas também após a comprovação da doença e o início do tratamento. O câncer de próstata pode causar fadiga e perda muscular. 

Tratamento do câncer

A melhor forma de tratamento depende do estágio da doença em cada paciente. Se o diagnóstico for precoce e o tumor for de baixa agressividade, é necessário fazer o monitoramento da evolução da doença intervindo e casos de progresso. 

Caso a doença seja descoberta num momento tardio, o tratamento convencional é a cirurgia para retirada da próstata. É possível combiná-la com sessões de radioterapia e tratamento hormonal, dependendo do caso e se o câncer se espalhou por outros órgãos. 

A escolha do tratamento é feita de forma individual e por um médico especializado. 

Importância da campanha Novembro Azul nas empresas

Além da prevenção e do diagnóstico precoce, ações como a campanha de Novembro Azul agregam valor perante os colaboradores e clientes. Esse é um gesto de preocupação e cuidado! 

Implemente informativos, distribua conteúdos, faça dinâmicas em grupos, escolha um dia para usar roupas de cor azul ou campanhas com gifts corporativos. Uma boa ação de engajamento interna rende aproximação com seus colaboradores e são vistas como gestos de preocupação por parte da empresa. Afinal, o câncer de próstata é uma das principais causas de morte em homens adultos e deve ser vista com olhos mais atentos. 

Quer realizar uma ação na sua empresa? Queremos saber qual a sua ideia! Nosso time corporativo está pronto para executá-la. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento e desenvolvermos uma ação de Novembro Azul especial para os seus clientes e colaboradores!

Fale conosco por meio do telefone: (11) 3467-0467

Ou pelo e-mail: comercial@foundit.com.br

E confira nosso catálogo acessando aqui.

Agora que você já conhece a importância de fazer ações de engajamento com seus colaboradores, basta escolher qual ação será realizada e informar quão séria é essa doença! É importante estar com os exames em dia! E se você gostou desse conteúdo, você também vai gostar de ler: Incentivo: aprenda como criar um programa de recompensa para seus colaboradores.

0 comentário em “O que a sua empresa vai fazer no Novembro Azul da sua empresa? Leia sobre a importância da data e das ações de prevenção!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: