O Dia da mulher, geralmente, costuma ser uma data que mobiliza muitos setores e no mundo corporativo não seria diferente. As ações, distribuição de presentes e diversas mensagens do dia da mulher tomam conta de boa parte das empresas nesse dia. Mas muitas delas podem se perguntar: será que realmente vale a pena fazer uma ação no próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher?

Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre a essência da data e te explicar o porque sim, é extremamente importante fazer uma ação de Dia da Mulher na sua empresa, trouxemos um conteúdo muito bacana pra você! Boa leitura!

Origem do Dia da mulher

No dia 8 de março, publicidades são tomadas por frases de Dia da Mulher e empresas fazem homenagens às suas clientes e colaboradoras. Mas você sabe exatamente qual a origem dessa data?

A data ficou marcada em 1977, depois de uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data foi escolhida porque foi nesse dia, em 1857, que 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve reivindicando salário igual ao dos homens e a redução da jornada de trabalho. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica.

Mais do que um dia de comemorações, esse é um dia marcado para lembrar da luta das mulheres pelos seus direitos!

Leia também: 10 curiosidades sobre o Dia Internacional da Mulher

Panorama sobre o lugar da mulher no mercado de trabalho

Você sabia que nas empresas as mulheres representam praticamente 60% do total de estagiários enquanto apenas 13,6% dos cargos executivos são ocupados por elas? Sem mencionar que os salários recebidos pelas mulheres representam cerca de 70% do valor recebido pelos homens.

Mas apesar desses números, temos visto avanços – ainda que pequenos – no que diz respeito à igualdade entre homens e mulheres, sendo que boa parte desses avanços tem reflexo direto no ambiente de trabalho!

O Instituto de Estatísticas da Unesco, que é um órgão da ONU para Cultura, Ciência e Educação, divulgou dados que dizem que, na última década, cresceu o acesso das mulheres à educação, especialmente ao ensino superior. Além disso, a Cepal divulgou uma pesquisa que aponta que o percentual de mulheres latino-americanas em Congressos e Parlamentos foi de 22% para quase 30% no período entre 2008 e 2018.

Mas isso tudo significa que, se as coisas caminharem nesse mesmo ritmo atual, apenas daqui 59 anos mulheres e homens atingiriam o patamar de igualdade no nosso país.

Tendo em mente essa visão sobre o ambiente corporativo, já pensou que trabalhar o empoderamento feminino com suas colaboradoras pode ser o maior presente para mulher?

A Pixar divulgou no começo do ano passado um curta-metragem de animação que fala justamente sobre esse cenário. Vale a pena assistir!

Ideias de ação para o Dia da Mulher: o que minha empresa pode fazer no Dia 8 de março?

Depois de entender um pouco mais sobre o cenário da mulher no mercado de trabalho, é hora de se perguntar: além das lembrancinhas de dia da mulher e as frases de dia da mulher, o que eu posso fazer na minha empresa?

Nossa primeira sugestão é apostar no diálogo aberto e empoderado! Palestras e rodas de conversa que estimulem a interação, a troca de experiências e que as incentivem a debaterem o tema de forma saudável e construtiva é essencial!

Esse tipo de ação pode ser focado em temas como empreendorismo feminino, mulheres ocupando vagas que sejam majoritariamente masculinas e os desafios que isso pode ter, autoestima da mulher no ambiente de trabalho ou a força que muitos aspectos exigem quando o assunto é ser mulher nos dias de hoje.

Esse, de fato, é um dia voltado para reflexão e não somente para homenagens e mensagens do dia da mulher! Quanto mais a sua empresa puder ser um lugar de acolhimento e preocupação com o crescimento e saúde mental de suas colaboradoras, melhor ainda!

Tendo isso em vista, talvez seja uma boa hora de se perguntar: o que a minha empresa oferece como auxílio para ajudar as mulheres do time? Reuniões recorrentes sobre liderança feminina, cursos com valor agregado e espaços e programas pensados para colaboradoras que sejam mães, por exemplo, podem começar no Dia da Mulher e se estenderem para o ano todo!

Presentes corporativos pro Dia da Mulher

Mas é claro que, além das ações que você pode fazer suas colaboradoras, dar um mimo é uma forma de surpreendê-las e que pode fazer toda a diferença, além de ajudar a fechar o dia com chave de ouro! Não importa se o gift será um kit elaborado ou uma lembrancinha de Dia da Mulher, o que vale aqui é o gesto!

Não deixe de conferir nossas opções de presente para mulher no nosso catálogo de presentes corporativos! Gifts para todos os orçamentos e perfis de presentadas, além da opção da criação de presentes personalizados para sua empresa!

Você também vai gostar de ler: 4 dificuldades que toda empresa enfrenta na hora de presentear

Em tempos de tantas responsabilidades, correria e incontáveis tarefas, dedicar um tempo, ainda que seja curto, para um gesto de carinho com o seu time vai, com certeza, fazê-lo se sentir muito mais especial e contente em fazer parte da empresa. Não tem jeito melhor de desejar um Feliz Dia da Mulher!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a data e sabe sobre a importância de dialogar e agradecer suas colaboradoras no Dia da Mulher, é hora de começar a pensar nos preparativos! Já tem em mente o que você vai fazer com seu time no próximo dia 8 de março?

Planeje com antecedência e muito carinho! A gente garante que iniciativas como essas podem fazer total diferença na vida profissional da sua equipe! Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com seus amigos e, quem sabe, incentivá-los a fazer uma ação bem bacana com a equipe deles também! Até a próxima!