O Dia mundial do Consumidor está ficando cada vez mais fresco na cabeça das empresas varejistas e atacadistas. No entanto, os homenageados do dia, os consumidores, muitas vezes não sabem que a data existe e pode oferecer diversos benefícios pra eles. E você, sabe quando é o Dia Mundial do consumidor? Seja você consumidor ou empresa, trouxemos dicas de como usar a data a seu favor!

Qual a origem do Dia do Consumidor?

Antes de te contar como usufruir dessa data, vamos conhecer um pouco mais sobre a sua origem! Uma coisa que pouca gente imagina, mas muito além dos descontos e promoções, o Dia do Consumidor foi criado com o intuito de proteger e lembrar dos direitos que o consumidor tem, e isso vale tanto para eles quanto para as empresas! É importante saber da importância do compromisso que elas têm, e que é essencial respeitar as leis de proteção ao consumidor.

A data é uma homenagem à declaração feita por John F. Kennedy ao Congresso norte-americano no ano de 1962. Nessa declaração, ele defendia que os consumidores tivessem acesso à informação, assim como à escolha e segurança. Desde então, a data tem ganhado cada vez mais relevância no comércio e, por isso, é importante ficar de olho nos benefícios que ela pode te trazer, se você for consumidor, e nas oportunidades que você pode criar com seus clientes, para as empresas!

Como usar a data a seu favor

Muito além da divulgação das frases dia do consumidor, o dia 15 de março pode trazer muitos benefícios pra sua empresa! Quando John Kennedy instituiu a data no ano de 1962, declarou como sendo os quatro direitos fundamentais dos consumidores o seguinte:

1 – Direito à segurança

2 – Direito à informação

3 – Direito à escolha

4 – Direito à ser ouvido

Uma boa ideia é rever se sua empresa está, de fato, garantindo isso aos consumidores e divulgar isso ao seu favor. Sobre o direito à segurança, divulgue os selos e certificados de segurança que seu site tem e que deixam o cliente mais confiante em comprar com você, por exemplo.

Aqui no Brasil, a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor março de 1991, é a responsável por proteger os direitos do consumidor. Vale lembrar os consumidores que sua marca está de acordo com o estabelecido no Código do Direito do Consumidor e que sua empresa está sempre ali para garantir que tudo esteja sendo feito da melhor maneira para ele.

Esse é um ótimo momento para exaltar as qualidades que a sua marca ou loja tem para oferecer para os clientes, mostrando o quanto eles são importantes e que todo o trabalho e esforço feito por você tem como proposito o bem estar e a satisfação dele!

Tendo isso em vista, nossa principal dica é usar o dia mundial do consumidor como uma oportunidade de agradecer a preferência dos seus clientes e deixar claro o quanto eles importam. É essencial passar a barreira do superficial e, de fato, tentar criar uma relação de maior proximidade com seu consumidor.

Esteja aberto a ouvi-lo e entender como ele se sente em relação à sua empresa. Isso com certeza trará clientes mais fiéis e que se sentem importantes em relação à sua empresa – o que é um diferencial e tanto nos dias de hoje!

E por último, mas não menos importante, é claro que os benefícios para os clientes não podem ficar de fora. Nesse Dia do consumidor, pense em promoções como porcentagens de desconto ou frete grátis, que também são uma forma de agradecê-los. 

O que a data pode trazer de benéfico para sua marca

Anotou nossas dicas? Então você pode estar se perguntando: mas o que essa data traz de benefício para minha marca? Lembre-se que o foco aqui é o cliente! Mas claro que isso tem um lado bom para sua marca também.

O primeiro ponto é o aumento de venda. Oferecendo benefícios como promoções no dia do consumidor, é bem provável que o volume de vendas aumente, o que é ótimo para sua marca!

Mas, como dissemos, a chave desse dia são os benefícios que a aproximação da relação com o cliente tem.  Planeje ações para o dia do consumidor voltadas para atendimento e experiência do usuário, pois os feedbacks que podem ser extraídos a partir disso tem valor imenso para você!

Agora que você já sabe quando é o Dia do Consumidor e tem algumas ideias de como usar a data a seu favor, é hora de planejar as suas ações de dia do consumidor e colocar a mão na massa!