Estamos em um momento bastante delicado e é preciso ter muito cuidado com a Covid-19! Por conta da fácil transmissão, a propagação tem níveis altos em pouco tempo, por isso é fundamental se resguardar e permanecer em casa o máximo possível – saia apenas em casos extremos, como para ir ao hospital e mercado quando os suprimentos em casa estiverem acabando.

Comércios, empresas, escolas… a grande maioria dos estabelecimentos estão fechados e boa parte das pessoas tem de trabalhar e estudar de casa, por exemplo. Não podemos parar e é preciso manter a rotina pra não perder o ritmo, mas gastando menos tempo com o transporte, por exemplo, acaba sobrando mais tempo livre no fim do dia. Você pode aproveitar de muitas formas! E pra quem vai trabalhar de casa, é preciso ter alguns cuidados também.

Por isso, hoje trouxemos 6 dicas de atividades para os dias de quarentena e pra fazer home office!

Estudos

Pra quem está estudando, uma das dicas mais preciosas para um período como esse é tentar manter o ritmo! Sabemos que estudar sozinho nem sempre é fácil, mas é fundamental continuar no ritmo sem perder o foco.

Para isso, tente criar uma rotina mais próxima o possível de como seria o dia a dia: tenha horário pra acordar, pra estudar, faça pausas e não ultrapasse seu limite – descanso também é necessário! Também é importante definir um local próprio pra estudar e mantê-lo sempre organizado. Isso te ajuda a entrar no “modo estudante”. E por estar em casa, pode ser que você tenha mais liberdade pra acessar outros canais e conteúdos pra estudar, como músicas, filmes, internet e podcasts. Tenha isso como seus aliados, você pode aprender muito também!

Exercícios físicos

Pode parecer difícil, mas é possível – e necessário – continuar com os exercícios físicos. Dá sim pra se exercitar em casa!

Em primeiro lugar, são esqueça de se aquecer e se alongar – exercícios aeróbicos são ótimos pra isso! Quem mora em prédio precisa lembrar que ir até a academia do condomínio também pode oferecer riscos, por isso o melhor é improvisar em casa mesmo e continuar a frequência dos seus exercícios

Use objetos que você tem em casa e busque dicas em perfis dos profissionais da área. Além disso, existe uma série de aplicativos que podem te ajudar com os exercícios, o importante é não ficar parado!

Descubra coisas novas

Como comentamos, o tempo que gastaríamos no transporte até o trabalho, por exemplo, acaba se tornando tempo livre. Use-o para descobrir coisas novas! Pratique seu hobbies ou aprenda uma nova atividade, aproveite pra conhecer novos filmes, podcasts e livros ou até mesmo dê aquela limpa no armário e pra fazer doações depois! Você vai descobrir muitas formas novas de gastar seu tempo nesse período!

Aproveite pra cuidar da saúde  

Ter mais tempo em casa também tem seus benefícios pra saúde! Muita gente tem o costume de comer fora e nem sempre isso é muito saudável. Já que está em casa, aproveite para fazer a própria comida, que é bem mais saboroso e saudável! Não esqueça de se hidratar bastante e aproveite os minutinhos a mais de manhã e pela noite para tentar colocar o sono em dia.

E as crianças?

Nós sabemos que os pequenos não param! E com as escolas fechadas, é preciso pintar o sete pra mantê-los entretidos em casa tanto tempo, não é mesmo? Por isso, é interessante usar esse tempo para incorporá-lo nas atividades de casa, como pedir ajuda pra lavar um legume ou verdura pro almoço, colocar a mesa ou ajudar a arrumar os brinquedos, por exemplo. Isso ajuda a despertar neles o gosto por ajudar com as atividades domésticas e ter mais senso de responsabilidade.

Mas é claro que a diversão não pode ficar de fora! Faça uma caça ao tesouro, use e abuse de jogos de tabuleiro, aposte nas brincadeiras educativas e aproveite pra passarem mais tempo juntos!

E o Home Office?

Muitas empresas optaram por liberar o time pra trabalhar de forma remota, mas é preciso ter alguns cuidados durante esse período. Muita gente pode pensar que trabalhar em casa é mais cômodo e menos produtivo, mas o que acontece na maioria das vezes é o contrário: sabia que estamos propensos a fazer mais hora extra quando trabalhamos de casa do que quando estamos no escritório? Por isso, pra manter uma rotina saudável e que renda no fim do dia, é preciso estar atento a alguns pontos.

A nossa primeira dica é: tenha um ambiente específico e organizado pro trabalho e deixe isso claro para as pessoas que moram com você. É preciso trabalhar em silêncio e criar um espaço que tenha a “cara ” do seu ambiente de trabalho. Isso, assim como nos estudos, vai te ajudar a entrar no “mood”.

TV, Internet, celular, a própria família… Evitar distrações é fundamental nos dias de home office! Mas tudo é questão de equilíbrio: fazer pausas e horário de almoço normalmente é indispensável.

E por fim, mas não menos importante, não esqueça que comunicação é a chave. Trabalhar distante do time não precisa ser um empecilho pra dar continuidade aos projetos, basta que todos continuem com uma boa comunicação!

Agora que você já conheceu nossas 6 dicas de atividades para os dias de quarentena e pra fazer home office, é só manter os cuidados e a higiene e ter boas doses de empatia! Se todos nós fizermos nossa parte, vamos sair dessas juntos mais rápido! E não esqueça: #stayhome! Até a próxima!