Você sabia que os judeus comemoram o ano novo em outra data? Essa é uma celebração importante na sua cultura e é cheia de tradições muito interessantes de se conhecer!

Trouxemos curiosidades imperdíveis, dicas de presente e ideias de como celebrar a data na sua empresa. A seguir, conheça mais sobre a história e tradição do ano novo judaico! Boa leitura!

Conheça mais sobre a tradição do ano novo judaico

As festividades do ano novo judaico carregam tradições e costumes preservados por milhares de anos. Esse é um dia que simboliza o início de tudo e, portanto, é um dia de reflexão sobre o ano que passou e o que está por vir. Um momento para se dedicar às preces para o ano que se inicia e à renovação para esse novo ciclo.

Entre os costumes da celebração está o toque do shofar, um instrumento feito com o chifre de um carneiro. O som produzido soa como uma oração e tem como objetivo causar o sentimento de arrependimento e redenção. A palavra shofar vem de leshaper, cujo significado é “melhorar”, “mudar”. Ou seja, ao ouvir o som do shofar, os judeus acreditam que são despertados em nós o entendimento, a motivação pra evoluirmos, a compreensão e, assim, nosso aperfeiçoamento!

Além disso, existem algumas comidas tradicionais dessa celebração! Vamos falar sobre elas um pouco mais pra frente!

O que é shana tová e rosh hashaná

Quando falamos sobre ano novo judaico, duas coisas são as primeiras a virem na cabeça: as palavras “shana tová” e “rosh hashaná”. Mas você sabe o que elas querem dizer?

O Rosh Hashaná é justamente o Ano Novo propriamente dito. Para os judeus, é o dia mais importante do ano pois foi o momento em que Deus criou o universo.

As celebrações do Rosh Hashaná começam ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei, que é o primeiro mês do ano judaico (que se refere ao nosso dia 18 de setembro), e termina depois que anoitece no dia 2 de Tishrei (equivalente ao nosso dia 20 de setembro).

Você também vai gostar de ler: Saiba mais sobre o Rosh Hashaná

E “shana tová”, o que significa? De acordo com a tradução literal, “Shana Tova” significa “ano bom e doce”. Ou seja, quando chega o Rosh Hashana , os judeus desejam shana tová uns aos outros, fazendo os melhores votos de um bom ano!

Refeições típicas do ano novo judaico

Os pratos típicos trazem referências de positividade pro ano que está começando. Alguns exemplos são a maçã mergulhada em mel para que o novo ano seja doce, e as chalots, que são pães redondos que simbolizam a continuidade: um círculo sem começo nem fim, sem arestas, representando um ano sem conflitos.

Também existem os alimentos kosher, que são aqueles que seguem as regras do Torá, o livro sagrado dos judeus. Essas regras servem para que a alimentação seja pura e nutra tanto o corpo quanto a alma. Descubra aqui o que são Alimentos Kosher e leia mais sobre eles!

No jantar de ano novo, o peixe é um prato que não pode faltar! É um animal forte, símbolo de fartura, e um alimento que também tem muitas representações! Uma delas é a de comer sempre a cabeça do peixe, para estar sempre no topo e nunca embaixo no ano que começa.

Além disso, as frutas com sementes são indispensáveis, pois representam a vontade de realizar muitos desejos e ter prosperidade no novo ano. Maçã e romã são frutas que nunca vão faltar num jantar de ano novo judaico!

Dicas de presente de ano novo judaico

Se você quer presentear no ano novo judaico mas não quer errar no presente, algumas escolhas são certeiras!

Como comentamos aqui, uma ótima escolha é partir pra alimentos que carreguem a simbologia de um ano doce. Frutas com sementes e mel são sempre bem-vindos! Outra boa opção pra surpreender é presentear com um bom vinho, pois um tradicional jantar de ano novo judaico sempre é regado à bebida! Que tal criar uma cesta farta com esses itens? Capriche no cartão de shana tová e surpreenda!

Isso vale também para empresas que tenham a cultura judaica em seu DNA ou que queiram presentear funcionários que sejam judeus. Em breve nossa coleção de presentes personalizados para celebrar o Ano Novo Judaico estará no ar! Mas se você já tem uma ideia, entre em contato com nosso time comercial pelo e-mail comercial@foundit.com.br.

Agora que você já conhece mais sobre a história e tradição do ano novo judaico, você também vai gostar de ler: Comfort Gifts: você sabe o que são? Descubra como eles podem ajudar na sua estratégia de marketing!