Do prospect à fidelização, a prática de presentear com brindes é muito bem-vinda em qualquer estratégia B2B.

O termo B2B (Business to Business) é utilizado para o relacionamento entre duas empresas e compreende desde os processos diários para a execução de tarefas até a comunicação corporativa que visa prospectar e fidelizar clientes ou até mesmo manter um bom relacionamento com fornecedores. 

Entre tantas ferramentas do mix de marketing que podem ser utilizadas na hora de montar uma estratégia vencedora, a clássica entrega de brindes e presentes ainda é bastante utilizada no meio já que pode estreitar laços profissionais e conter mensagens de respeito, agradecimento, celebração, entre outros. 

Hoje vamos te contar um pouco mais sobre os brindes B2B e por que isso pode ser uma boa para sua empresa! Confira algumas dicas!

Antes de tudo, é preciso definir o budget.

Os brindes disponíveis no mercado vêm em diferentes formas, tamanhos, significados… e valores! Uma vez que o investimento é alinhado dentro da sua empresa, é preciso compreender quantas pessoas receberão o brinde (empresas nos melhores bairros de sp, por exemplo, costumam ter centenas de funcionários!).

Aí fica fácil fazer a conta! Levando em consideração os custos de transporte e produção, basta dividir o valor definido pela quantidade de brindes para compreender o quanto você irá gastar com cada presente.

O brinde precisa ter um significado.

É muito fácil buscar no mercado opções de brinde genéricas simplesmente porque o fim do ano está chegando e todo mundo sai distribuindo canetas, bonés e camisetas. Uma boa estratégia se apoia em detalhes como o conceito.

O que você deseja dizer com esse presente? Qual é o objetivo dessa distribuição? Existe a necessidade de reforçar os valores da sua empresa nessa comunicação com clientes e fornecedores? Essas são algumas das perguntas que você pode utilizar para construir sua reflexão sobre o conceito dessa ação!

Brinde x presente

Pensando de forma prática e objetiva, um brinde busca alcançar todos ou grande parte dos funcionários de uma determinada empresa. Para isso, você pode recorrer a opções mais baratas que podem ser customizadas com a cara da sua marca como um kit corporativo envolvendo caneta e caderno, baterias externas para dispositivos eletrônicos e canecas.

Já os presentes pertencem a uma outra classe dentro da mesma estratégia. Mais caros, eles buscam criar um bom relacionamento com gerentes, diretores e donos de empresa. Nesse caso, uma caneta de extrema qualidade com o nome do presenteado gravado nela, um kit gourmet com diferentes azeites ou ingredientes para o preparo de risoto, por exemplo, um box com espumantes ou uma dupla de vinhos tinto e branco, são algumas das opções mais populares.

Funcionalidade e durabilidade

Tão importante quanto saber o valor, o significado e o público que irá receber o mimo, é preciso encontrar opções que adicionem ao cotidiano de quem o recebe. Ou seja, não adianta fazer um orçamento buscando o fornecedor mais barato para ouvir semanas depois que uma caneta que sua empresa deu como brinde deixou de funcionar.

Além disso, o brinde ou presente deve entrar e ficar na vida das pessoas. Um caderno com folhas coloridas, um calendário com mensagens positivas, uma camiseta com estampa atraente ou uma caneca que muda de cor quando recebe líquidos em alta temperatura são sérios candidatos a não ficarem em uma gaveta para sempre.

Por quê presentear?

Um brinde não é só um brinde. É uma valiosa forma de comunicação para a sua empresa. É preciso estar atento a todos os detalhes para entregar uma experiência única para seus clientes e fornecedores.

O ato de presentear pode parecer um gesto relativamente simples mas que resulta em muitos benefícios para a imagem da sua empresa! Indispensável para o marketing de relacionamento, os brindes e presentes servem para reforçar laços entre empresas e colaboradores, fidelizar clientes e ativar (e reativar!) relacionamentos importantes para sua empresa. Ainda resta alguma dúvida que os gifts corporativos farão toda a diferença na hora de impulsionar sua estratégia?

Agora que você já conhece as vantagens dos brindes B2B e por que isso pode ser uma boa para sua empresa, é hora de planejar sua ação! E nossa equipe comercial está aqui para te ajudar com isso, pronta para atender a sua demanda! 

Basta enviar um e-mail para comercial@foundit.com.br e solicitar seu orçamento. Vamos juntos desenvolver uma ideia que tenha a cara da sua empresa e que vai surpreender todos os presenteados!