bandeira do Brasil

O Brasil tem uma cultura muito rica e está chegando a data em que celebramos nossa independência! O dia 7 de setembro se tornou feriado nacional, conforme as leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, e esse é o momento em que pintamos o país de verde e amarelo, fazemos desfiles e celebramos esse marco na nossa história.

Pra entrar no clima da Semana do Brasil trouxemos curiosidades e alguns costumes que a gente só vê por aqui! Boa leitura!

Nada é mais brasileiro que… cachaça!

Aqui no Brasil temos mais de 30.000 produtores de cachaça, sendo que boa parte da produção fica por aqui mesmo – exportamos cerca de 1% do que produzimos. A bebida é o 3º destilado mais consumido no mundo todo, ficando atrás apenas do Soju (destilado de arroz), em primeiro lugar, e a Vodka, em segundo.

Todos os estados do nosso país produzem cachaça, produção essa que movimenta cerca de 7,5 bilhões de reais por ano no país!

Sabia que a cachaça foi reconhecida como um produto genuinamente brasileiro? Pois é! No ano de 2013 a cachaça ganhou esse reconhecimento por parte do Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau. Depois disso a bebida não foi mais vendida como “Brazilian Rum”, de tal forma que logo no ano seguinte as exportações pra lá cresceram mais de 12%!

Somos um povo caloroso

Quase todo estrangeiro que vem para o Brasil sai daqui surpreendido com o quanto somos calorosos! Tanto que nos conhecem pela nossa simpatia, demonstrações de carinho e cumprimentos com beijos e abraços.

Esses são costumes nossos incomuns em outros países. Portanto, se for viajar e na hora de cumprimentar algum colega a pessoa não estender o rosto para dar um beijinho, não estranhe!

E embora agora seja necessário manter o isolamento social, bate aquela saudade dos amigos e dos familiares, não é? Essa é a hora de colocar em prática nossos costumes de demonstrar carinho por quem a gente gosta! Não deixe de mandar um mimo para alguém especial dizendo o quanto você ama aquela pessoa, dizendo que sente saudade ou como forma de agradecimento, por exemplo! Fazer uma surpresa, mesmo que de longe, é uma forma de estar mais perto de quem a gente ama e tornar o dia daquela pessoa melhor!

5 dos patrimônios culturais imateriais da humanidade estão aqui no Brasil!

O nosso pais tem 38 manifestações culturais imateriais reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e cinco delas estão inscritas na UNESCO, um órgão das Nações Unidas, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade!

São elas a Roda de Capoeira, o Samba de Roda, o Frevo, a Arte Kusiwa e o Círio de Nazaré!

Certamente é tempo de exaltar nossas particularidades e nos divertirmos com nossa criatividade! Do pote de sorvete guardando feijão no freezer ao cafezinho preto depois do almoço, nossos hábitos são únicos e é hora de celebrar nossa identidade!

Nessa véspera da Semana do Brasil, gostou de conhecer um pouco mais sobre os costumes e curiosidades da cultura brasileira? Se você conhece mais algum, conta pra gente nos comentários!

Leia também: Guia prático para montar um jardim: alternativas e dicas imperdíveis