No processo de aprendizagem dos pequenos, as brincadeiras e os brinquedos têm papel fundamental. Numa época em que tanto se fala em tecnologia e seus constantes avanços, muitas vezes atividades simples e brinquedos clássicos, como o bom e velho bichinho de pelúcia, ficam de lado. Mas você sabia que trabalhar o lúdico e atividades que não sejam 100% digitais são de extrema importância no desenvolvimento das crianças?

Com a aproximação do Dia das Crianças, preparamos um conteúdo muito interessante e cheio de informações pra você aprender mais sobre o assunto! Boa leitura!

O que são brinquedos lúdicos e qual sua importância na educação das crianças

O desenvolvimento cognitivo de uma criança, ou seja, sua capacidade de processar informações para entender, interagir e responder aos estímulos do ambiente, acontece de forma muito mais natural se a criança se diverte! Muitos fatores são importantes para esse desenvolvimento, como coordenação motora, suporte afetivo, e, claro, atividades que estimulem esses avanços!

Pensando nessas atividades estimulantes, claro que não poderíamos deixar de falar do lúdico! Brinquedos e atividades lúdicas nada mais são do que aquelas que proporcionam prazer e diversão. Ou seja, quando unimos o lúdico ao educativo temos o resultado perfeito para entreter e ensinar os pequenos, desenvolvendo sua cognição.

Muitas vezes essas atividades são simples e pouco elaboradas, mas nem por isso menos divertidas! Cada brincadeira é importante em um processo diferente ao longo do crescimento das crianças, auxiliando no desenvolvimento da fala, da imaginação, da criação, representação e muito mais. Além desse desenvolvimento pessoal, elas são ótimas maneiras de colaborar no processo de sociabilização dos pequenos!

Entre os exemplos de atividades podemos citar escultura com massa de modelar, adivinhação, teatro com fantoches, pintura de desenhos com os dedos e muitas outras.

Além de serem simples de executar e compreender, e oferecer todos esses benefícios, essas atividades são ótimas para fortalecer vínculos com a família. Hoje em dia é bastante comum vermos famílias onde cada um fica imerso em seu aparelho celular, sem interação uns com os outros. Reservar um tempo para deixar a tecnologia de lado e brincar de pintar ou contar histórias com os bichos de pelúcia do seu filho será uma forma de se divertirem juntos e tornar a relação de vocês ainda mais forte!

Você também vai gostar de ler: Entenda por que bicho de pelúcia é importante para a criança

A tecnologia é uma ameaça?

Já se foi o tempo em que a preocupação dos pais era só a quantidade de horas que permitiram os filhos ficar na frente da televisão ou jogando videogame. A tecnologia avançou (e muito!) e hoje as crianças têm muito mais opções de tecnologias disponíveis, além de muito mais opções de conteúdo.

Dos tablets aos celulares smartphones, as crianças crescem acostumadas a manusear os aparelhos e demonstram, inclusive, muito mais facilidade em aprender a usá-los do que nós, adultos. Mas quando o uso da tecnologia passa a ser tão grande que passa a ser usado como moeda de troca com os pequenos (“se você comer todos os legumes eu te deixo jogar uma hora no meu celular!”), vem a dúvida: a tecnologia é uma ameaça?

Hoje, definitivamente, podemos afirmar que é praticamente impossível educar uma criança completamente livre da tecnologia. Ela não precisa ser vista como inimiga e muitas vezes inclusive, pode ser benéfica! Mas é importante ter em mente que há um limite para a exposição dos pequenos às telas.

A Academia Americana de Pediatria, por exemplo, divulgou em 2017 um documento com orientações menos rígidas em relação ao uso da tecnologia no dia a dia das crianças.

Liubiana, o então presidente do departamento, afirmou que “o ideal é que o contato com eletrônicos não aconteça antes dos 2 anos, sobretudo nas duas horas que antecedem o sono e durante as refeições”. Os especialistas indicam que, nos primeiros anos de vida, os pais supervisionem o uso das telas e interajam junto com os pequenos. Dessa forma eles auxiliam as crianças a desenvolver a capacidade de compreender o que a criança vê na tela e associar a um contexto da realidade.

Depois disso, quando maiores, é preciso impedir que o uso dos aparelhos substitua atividades físicas ou ao ar livre, por exemplo. O uso exagerado da tecnologia tem sua parcela de culpa em problemas de saúde como a obesidade, por exemplo.

Procurando brinquedos lúdicos e educativos? FOUND IT!

Agora que você já conhece a importância e os benefícios das atividades lúdicas para fazer com os pequenos, queremos te dar algumas sugestões de presentes assim! Seja para presentear no fim do ano, no Dia das Crianças ou até mesmo no aniversário do pequeno, essas são ótimas opções de presentes infantis! Olha só:

Jogo Dobble

Dobble: Esse jogo de cartas redondas vai testar sua velocidade e capacidade de observação! Dobble é um jogo composto por 55 cartas, todas elas com figuras, e tem 5 modos diferentes de jogar. O objetivo de todos eles é ver quem consegue encontrar mais rápido a figura em comum entre duas cartas. A gente garante que essa brincadeira rápida e incrivelmente divertida vai entreter muito o seu presenteado!

Jogo Língua Solta + Jogo Brinca Comigo

Jogo Língua Solta + Jogo Brinca Comigo: com essa a diversão está garantida!

Depois do Brinca Comigo, situações como ida e volta de viagens e filas de espera vão deixar de ser momentos de impaciência para se tornarem brincadeiras! O jogo é composto por um baralho onde cada carta apresenta uma sugestão de brincadeira que não usa nada além da imaginação! Ou seja, dá pra levar e brincar em qualquer lugar!

Num baralho com 52 cartas com perguntas, o Língua Solta é perfeito pra estimular a comunicação e a desenvoltura dos pequenos. Qual a melhor e a pior coisa de ter a sua idade? Se você fosse prefeito, como melhoraria a vida das crianças? Enquanto respondem, eles se divertem, exercitam a memória e desenvolvem a habilidade de se comunicarem bem!
E olha só que bacana: ao adquirir esse produto você colabora com uma causa social! Tanto o Jogo Língua Solta quanto o Brinca Comigo fazem parte do Projeto Cata uma Carta e cada venda gera uma doação para a AACD!

Kit Doceira

Kit Doceira: um presente criativo para crianças!!
Com Kit Doceira vermelho a diversão está garantida! Este kit é uma linda opção para presentear crianças com algo lúdico, que ensina profissões, e começa a introduzir a confeitaria na vida dos pequenos!
O Kit Doceira vem com avental vermelho, um rolo de massa e seis cortadores de biscoito! Tudo que precisa para se aventurar no mundo dos biscoitos!
Ah, e claro que não poderia faltar uma primeira receita para ele fazer e provar suas próprias delícias!

Gostou? Na nossa categoria Kids você encontra muitas outras opções de presentes criativos para criança! E agora que você leu sobre a importância dos brinquedos no desenvolvimento das crianças, você também vai gostar de ler: Conheça 4 curiosidades sobre o dia das crianças