comidas e bebidas típicas de festa junina, vistas de cima, sobre tecido azul e laranja

Estamos na época de uma das festas tradicionais mais esperadas no nosso país: a festa de São João! Geralmente comemorada no mês de junho, muitas vezes se estendendo até o mês de julho, essa é a ocasião perfeita para aproveitarmos as comidas típicas, dançar quadrilha e nos reunirmos com o pessoal do trabalhado para curtirmos essa data que é a cara do Brasil! Já pensou em organizar um arraial virtual na empresa?

A festa esse ano continua sendo diferente: como ainda estamos em um período de distanciamento social e trabalho remoto, não podemos nos encontrar com os colegas para aproveitar a nossa tradicional festa junina. Quem disse que esse ano não vai ter arraial?

Do mesmo modo com que temos adaptado reuniões para acontecerem online, podemos planejar um arraial virtual! Gostou da ideia e ficou curioso(a)? Confira a seguir 3 dicas para comemorar um arraial virtual na sua empresa!

Mas antes de contarmos essas dicas, queremos saber: você conhece a origem da festa junina no Brasil? E você sabia que ela também é comemorada em outros países? 

Origem da festa Junina

Pois é! Ainda que pareça curioso, o Brasil adaptou e muito a festa junina com o passar do tempo! Ela originalmente veio da Europa, um pouco antes da Idade Média. Os povos costumavam fazer uma fogueira e comemorar a chegada do verão, pedindo proteção e uma colheita farta para o resto do ano. Como a festa era considerada pagã e muito popular em Roma, o berço do catolicismo, a igreja decidiu adaptá-la para uma comemoração religiosa, incluindo santos e outras características influentes da religião.

Já em Portugal, a elite decidiu adicionar danças como a quadrilha, uma dança de origem francesa muito refinada, onde quatro pares de casais dançam um estilo de valsa seguindo comandos cantados pelos músicos. Os movimentos mais utilizados para a marcação da quadrilha eram: “anarriê”, “alavantú” e” balancê”.

Porém, depois que a festa chegou no Brasil, ganhou elementos da cultura indígena e africana. Assim, cada estado tem as próprias características. Muito bacana a origem da festa junina, não é mesmo? Agora que você já conhece um pouco sobre essa festa tão antiga e popular, vamos às dicas para fazer um arraial virtual na sua empresa!

1- Marque a reunião com a equipe

O primeiro passo para promover este arraial é fazer uma boa divulgação! Portanto escolha o horário, marque a reunião online e peça para que todos reservem esse tempo na agenda. Antes de mais nada, a festa será para levar leveza e diversão à rotina do seu time, então esse será um momento de pausa no trabalho, combinado?

Para avisá-los sobre o arraial, uma ótima ideia é preparar e-mails para os convidados de maneira bem temática. Crie um texto descontraído, colorido e com expressões juninas, por exemplo!

Se possível, peça para que todos se vistam a caráter. Além de deixar a reunião mais bacana ainda, você pode promover uma votação para eleger o melhor look junino, e, quem sabe, até mesmo uma premiação para os mais votados!

2- Comidas típicas não podem faltar no arraial virtual na empresa

Os petiscos juninos não podem faltar nesse encontro! Uma ótima ideia é enviar kits temáticos de Festa Junina para os convidados, com itens tradicionais como paçoca, pão de mel, bolo de fubá e quentão, por exemplo!

Nesse sentido, outra boa ideia é convidar o time para mostrar o chef que está escondido dentro de cada colaborador! Você pode, ainda, enviar kits Faça Você Mesmo e pedir para que o time se aventure na cozinha e prepare os pratos. Esse é um ótimo momento para trocar algumas receitas e aprender truques novos na cozinha!

Se você gostou da ideia, leia até o final, pois nós temos a solução para a produção e envio desses seus kits! Quem diria que um happy hour junino poderia ser tão inovador, não é?

3- Enfim, claro, se divirta muito!

Não se esqueça que o intuito desse encontro é promover um momento de descontração e muitas risadas com a equipe! Brinquem, sorriam, ouçam músicas juntos e aproveite esse momento com as pessoas que estão tão presentes no seu cotidiano.

Você pode também pensar em gincanas, como o bingo e criar uma playlist colaborativa! Apesar da distância, podemos nos adaptar e criar lembranças incríveis com a equipe! 

Você também vai gostar de ler: 5 Dicas para organizar uma reunião virtual na sua empresa

Estamos aqui para atender sua demanda de Arraial Virtual!

Agora que você já leu nossas 3 dicas para comemorar um arraial virtual na sua empresa, que tal compartilhar essa ideia com seu time? Se você se interessou, saiba que pode contar com a gente!

Somos uma solução em brindes e presentes corporativos e personalizados para todas as ocasiões, e será um prazer atender sua demanda de gifts para festa junina! Nós temos, inclusive, um catálogo temático com gifts para a ocasião, para conferir basta acessar esse link. 

Olha só o que te espera:

Imagem de comidas e bebidas típicos de festa junina vistos de cima, sobre tecido laranja e azul.

Gostou da ideia? Então solicite agora mesmo um orçamento conosco clicando aqui.