Dentro de um cenário competitivo, é comum que as empresas tenham que descobrir maneiras diferentes de fidelizar seus clientes. Caso contrário, podem acabar perdendo espaço para os concorrentes. Principalmente em um período em que a geração de consumidores está cada vez mais exigente, onde a experiência do cliente se tornou a base para um bom negócio.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para conseguir fidelizar os clientes através da experiência. Utilizando conceitos do Marketing de Relacionamento, você pode fazer com que o seu produto ou serviço seja sempre lembrado como primeira opção.

Por que promover uma boa experiência é importante para fidelizar clientes?

Independente de qual seja o setor de atuação da sua empresa, os concorrentes irão existir. Mas não se assuste! Com a transformação digital, ficou ainda mais fácil achar diversos fornecedores de um mesmo produto ou serviço, pois estão a apenas um clique de distância.

E, por outro lado, além de quererem comprar algo de qualidade, não é apenas isso que os consumidores esperam. Facilidade, preço justo, atendimento rápido, e que a empresa reconheça sua identidade.

Então, como garantir que os consumidores optem por escolher o seu produto ou serviço, e não o dos concorrentes? E como garantir que, ao final da experiência, ele esteja satisfeito e volte a procurar pelos serviços? Existem algumas estratégias dentro do Marketing de Relacionamento, que são essenciais para que isso aconteça.

Marketing de Relacionamento: o que é e como implantar

Pensando em aprimorar a experiência dos clientes e manter um relacionamento positivo com eles, surgiu o marketing de relacionamento. Seu objetivo é fazer com que os consumidores se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa. Mas, como isso acontece? oferecendo benefícios que garantam a satisfação e fidelidade dos clientes.

Para uma aplicação eficaz, é necessário que a empresa tenha um sistema de atendimento cativante, pois esse é o primeiro contato que o consumidor tem diretamente com a organização. É importante fazer com que os clientes se sintam a parte mais importante dessa relação comercial, pois afinal, são a fonte de receita da empresa.

Existe melhor forma de estreitar os laços com os consumidores do que oferecendo um atendimento personalizado a cada um deles? A resposta é clara: não! É importante procurar maneiras de tornar essa experiência única para cada cliente, e é aí que o FOUND IT! pode te ajudar.

Fidelizar clientes através dos presentes

Quando pensamos em fidelização, é importante considerar que o consumidor precisa de um motivo para gostar da empresa como um todo, por isso, não é interessante focar apenas em um preço baixo ou em um atendimento bacana. Ter outras cartas na manga é o que vai fazer com que a sua empresa seja a preferência dos clientes. 

Um ótimo meio para demonstrar que o seu cliente é importante para você, é personalizar totalmente a sua experiência, não apenas durante o atendimento, mas também na pós-venda. E uma das melhores formas de agradecer, é presenteando! Assim, o consumidor se sente reconhecido e passa a fazer parte da história da empresa, contribuindo para que ela continue crescendo.

O FOUND IT! é um meio especial para as pessoas se conectarem, e é justamente com conexão, que a fidelização está atrelada. É importante pensar como se estivesse no lugar do consumidor: quais são as coisas que fazem com que a jornada de compra seja boa? E como isso poderia ficar ainda melhor? Quando optamos por agradecer cada um dos consumidores, o laço criado desde o primeiro contato se estreita, e assim, conseguimos fazer com que a experiência seja lembrada de uma forma mais positiva.

Como e quando presentear

É importante ter em mente que o objetivo principal é estar na mente do cliente e fazer com que ele se torne um defensor da marca. Então, o primeiro passo é conhecê-lo a fundo. Saber seus interesses, o que gosta e o que não gosta, para ter certeza de que vai acertar na hora de presenteá-lo. A escolha do presente deve ser feita com carinho, bom senso e criatividade, pensando sempre na opção que mais se adequa aos gostos do cliente, afinal, se ele receber algo que não poderá usar, dificilmente vai lembrar da marca.

Outro fator interessante é a personalização, que ajuda a reforçar a marca na mente do cliente, reforçar o posicionamento e ainda expõe a marca para outras pessoas. E, caso queira ir mais além, vale também personalizar cada presente individualmente, seja com o nome do cliente ou algum item exclusivo para ele.

Para que a estratégia funcione, também é preciso pensar em quando o presente deve ser enviado. Para isso, aposte em datas comemorativas, como Natal, ou em ocasiões especiais, como aniversários.

Conte com as soluções do FOUND IT!

O FOUND IT! está aqui para te ajudar a pensar em todos os detalhes, pois além do nosso site, temos uma área especializada em atendimento para empresas! E nós cuidamos de todos os detalhes do presente pra você: desde a curadoria dos produtos e desenvolvimento da ideia, passando pelo manuseio e produção, até a entrega em múltiplos endereços!

Além de todas essas conveniências, nós temos diversas opções de presentes, além dos brindes convencionais como canetas, cadernetas, garrafas de plástico, etc. Com certeza vamos criar algo que seja a cara da sua ação!

Entre em contato e nos conte a sua ideia, será um prazer trabalharmos juntos! Você pode acessar nosso site ou preencher esse formulário, e nós entraremos em contato o mais breve possível para fazermos juntos uma ação de gifting de sucesso, que fará toda a diferença no marketing de relacionamento entre sua empresa e seus clientes!