Você já parou para pensar sobre a importância do reconhecimento dos esforços e do trabalho bem feito dos colaboradores da empresa? Isso é bom para os funcionários, e, além disso, também é bom para toda a organização.

O reconhecimento está relacionado com a motivação desses colaboradores. Afinal, quando nossos esforços geram resultados positivos, vemos que estamos no caminho certo, e ficamos empolgados para continuar!

Em muitas empresas, é comum que o trabalho duro dos funcionários seja reconhecido. Mas você sabe por que isso é tão importante? Preparamos esse conteúdo para te explicar os detalhes desse assunto, é só continuar lendo!

O que é o reconhecimento e por que é importante?

O reconhecimento profissional é uma forma de incentivo, quando o funcionário recebe um retorno positivo por suas ações na empresa. E isso pode acontecer de diversas formas, desde um elogio a uma promoção para um cargo superior.

Esse incentivo é importante tanto para os colaboradores quanto para a organização, pois faz com que os funcionários se sintam motivados a fazer um trabalho cada vez melhor e com mais qualidade – afinal, suas tarefas serão recompensadas.

Além disso, ajuda a aumentar a qualidade de vida dentro da organização, diminui a rotatividade e aumenta os níveis de produtividade. Fazendo com que a empresa se torne cada vez mais bem-sucedida e com funcionários cada vez mais qualificados.

O reconhecimento como necessidade humana

É comum que as pessoas procurem a realização profissional não apenas na questão financeira, mas também através dos feedbacks positivos a respeito dos seus esforços, afinal, assim se sentem motivadas.

O psicólogo norte-americano Abraham Maslow estudou sobre a questão das necessidades humanas. Como resultado, concluiu que existe uma escala de motivação Ela foi feita em formato de pirâmide, onde a parte mais urgente está na base.

Quando aplicamos esse estudo no ambiente profissional, garantimos que os colaboradores se sentirão motivados ao terem suas necessidades atendidas. Aqui vão alguns exemplos de como cada um dos níveis funcionaria na prática:

– Fisiológicas: Jornadas de trabalho compatíveis, conforto físico e térmico, períodos de intervalo, horários flexíveis, entre outros.

– Segurança: Estabilidade no emprego, condições seguras para exercer as tarefas, recursos para cobrir as despesas, entre outros.

– Sociais: Sentir-se acolhido, ter um bom relacionamento com os colegas, estar em um ambiente agradável, entre outros.

– Estima: feedbacks positivos, reconhecimento, plano de carreira, entre outros.

– Auto realização: autonomia, participação nos resultados, exercer influência, possibilidade de sugerir novas ideias, entre outros.

Como fazer um programa de reconhecimento profissional

Uma das melhores formas de valorizar os profissionais de uma empresa, é criando um programa de reconhecimento. Que deve ser pensado de acordo com a cultura da empresa, com foco em valorizar o desempenho dos funcionários.

Antes de mais nada, é interessante se comunicar com os colaboradores e entender o que eles esperam. As opções podem variar entre recompensas, folgas, brindes, viagens, entre outros. Em seguida, é importante ter em mente como avaliar os funcionários. Por meio da produtividade, das metas alcançadas, dos lucros, das vendas, da compatibilidade das tarefas com a cultura organizacional, entre outros.

Fale com o time a respeito da implementação do projeto e faça com que eles se sintam engajados para participar. Lembre que o objetivo é que todos colaborem para dar o seu melhor, em prol de toda a organização.

Acabamos de ver como é interessante criar um programa de reconhecimento na empresa. Mas, além disso, é interessante praticar o reconhecimento diariamente. E isso pode ser feito, por exemplo, através de feedbacks positivos e treinamentos.

Que tal começar?

Agora você já sabe sobre a importância de reconhecer os colaboradores da sua empresa para mantê-los motivados. Portanto, chegou a hora de começar a colocar em prática as dicas que preparamos!

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